5 passos importantes no desenvolvimento do Homem


Os 5(cinco) passos que não devemos nos esquecer:

1.       Ouvir;
Este é o primeiro passo, pois necessitamos reaprender a OUVIR, lembrando que nascemos com dois ouvidos, o que é fundamental a que ouçamos mais e melhor;

2.       Escutar;
Segundo passo, escutar é algo fundamental à sobrevivência de todos que vivemos em um mundo onde a comunicação é essencial, seja no relacionamento de amizade, amoroso, estudantil, profissional e mesmo comercial;
Através da escuta, podemos definir até mesmo nosso ser, nossos objetivos e norte, pois podemos então passar ao terceiro passo;

3.       Pensar;
Chegamos ao auge de nosso ser, pois como seres humanos, temos a graça em podermos usar a massa cinzenta, através do raciocínio lógico, possibilitando entendimento de diversas variáveis, principalmente se formos treinados e ou capacitados a aproveitar todo potencial existente em nosso cérebro.

4.       Planejar;
Este é o momento tchan, pois após ouvir, escutar e pensar chegou ao momento em que necessitamos planejar o que pretendemos, o que esperamos ver acontecer, o que precisamos promover de forma a que os objetivos finais sejam alcançados.

5.       Agir;
Após todos estes passos, temos que promover a ação, acompanhar todos os passos existentes no planejamento de forma a que, tenhamos maiores chances de atingir aos objetivos traçados.
Neste momento, voltamos ao passo 01, pois apenas ouvindo, escutando, pensando é que poderemos rever nossos planejamentos, corrigindo possíveis falhas e ou desvios de “caminhos” a seguir no sentido de o objetivo ser alcançado.

Pois bem assim é nossa vida, seja no dia a dia, seja em nossas atividades outras. Assim é na Política, tanto a política de boa vizinhança, política de boa amizade quanto à política partidária. Desta forma necessitamos estar sempre alertas como bons escoteiros, para não sermos surpreendidos por situações em que não gostaríamos de nos vermos envolvidos.


Ruiter Franco – 13/10/2015

Comentários