Preocupação Cidadã - Preservação Ambiental


Curioso este nosso mundo/universo, diariamente somos levados a pensar bem como conhecer as fórmulas idealizadas pelos estudiosos de todo o Planeta, sobre as possibilidades de contribuirmos cada um, para a preservação de nosso ambiente, em todos os níveis.

Esta semana, em visita a um local, comecei a folhear uma revista (mencionada na planilha abaixo), e me surpreendi com os números ali apresentados.

Ao considerarmos os números abaixo, vinculados ao potencial de compra do povo Norte Americano, podemos até mesmo, achar que é um valor pequeno, mesmo na grandiosidade dos mesmos. Porém se observarmos mais atentamente, veremos que um País com pequeno universo de produção de madeiras é um verdadeiro gigante no universo Moveleiro mundial, assim como o é em outras áreas/segmentos. Países com um grande. volume produtivo na área madeireira como o Canadá, ficam em segundo lugar.

Vermos um Pais “falido” pós uma guerra pesada como ocorrido no Vietnam em passado não tão distante, crescer da forma como o quadro apresenta, nos deixa felizes, em ver o potencial aproveitado por sua população. E quando lemos os números sobre o Brasil, ficamos com alguns sentimentos no mínimo estranhos.

Lemos e ouvimos diariamente, muitas matérias, debates, reclamações, ações, enfim uma série de informações sobre o desmatamento de nosso País, levando a todos, uma preocupação onde, o AMANHÃ de nossos filhos e netos, passa a ser uma meta a ser conquistada por todos à melhoria da qualidade de vida através da preservação ambiental.

Ficam então algumas perguntas, e uma das principais.

O que esta sendo feio com as madeiras “apreendidas” pelo IBAMA em todo o País?

Vemos em revistas, jornais e imagens televisivas, grandes depósitos de madeiras, volumes imensuráveis a leigos, sendo “transportado” em rios e ou em carretas.

Para onde está indo esta madeira?

Sabemos que muitas são exportadas, e pelas matérias veiculadas, exportadas em sua grande maioria de forma ilegal.

Tal situação nos leva a imaginar que grande parte das exportações efetuadas para os EUA e com certeza a outros Países, por diversos dos países abaixo identificados, são feitas, muito provavelmente utilizando “Nossas Florestas”.

E desta forma vemos mais uma vez, o patrimônio brasileiro, sendo esvaído, de forma grosseira e perniciosa, sem trazer nenhum beneficio ao seu POVO, muito pelo contrário, um prejuízo triplo, pois perdemos nossas matas, perdemos nossas divisas, e ainda temos a população que reside próximo a estes locais, sendo explorados ao extremo.

Precisamos de atitudes e ações coerentes, aos anseios e as nossas necessidades.

Muitas ações em projetos estão a depender de força de órgãos, políticos sérios, e mesmo de partidos políticos que conhecem toda esta problemática bem melhor que eu, que você, mas por ausência de uma movimentação e mesmo reconhecimento por parte de grande maioria da população, estes não tem o devido reconhecimento de sua força e importância.

Espero com este meu “desabafo”, estar possibilitando que alguns de vocês, consigam ver a importância de unirmos forças para fazermos valer e serem atendidas as necessidades de toda uma Nação, pois apenas através da união e do reconhecimento de nossas potencialidades, conseguiremos reverter o quadro atual em que nos encontramos.

Mesmo e apesar de não estar satisfeito com que muitos de “nossos representantes” vem fazendo em seus mandatos, há tempos venho estudando ações desenvolvidas por um (pequeno ainda) grupo de políticos Brasileiros, que com muita força de vontade e mesmo ideologia, vem calcando degraus importantes em diversas ações que muitos de nós julgamos importantes e imprescindíveis ao futuro do Brasil. Futuro este que não é mais como chamávamos “antigamente” quando falávamos “Brasil, a terra do futuro”, pois este futuro é HOJE. Seja na ética ou em áreas distintas e importantes como economia, produção e ecologia. O que me permite certa PAZ interior, em saber que não estamos sozinhos em nossas preocupações.

Comentários