Costa do Dendê e seu potencial Turístico


Valença/BA, 04 de fevereiro de 2011
Costa do Dendê e seu potencial Turístico
Sempre que falamos na  Costa do Dendê, algo mexe conosco.
Após 2 anos de estudos e pesquisas sobre ela, conseguimos, assim como todos aqueles que para cá transferem sua residência, sentir o sangue ferver, de vontade em viver nesta bela e rica região.
E por isso, nos instalamos em Valença, terra que consideramos a Capital de uma área contemplada por DEUS, com as mais variadas condições de exploração para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, onde se observa a preservação de seu eco sistema, e de suas riquezas naturais.
Vemos na Costa do Dendê, um potencial ainda adormecido, que necessita despertar, e então utilizar todo seu rico acervo, de forma a poder melhorar a qualidade de vida de sua população, gerando riquezas econômicas e financeiras, jamais imaginada por grande parte destes.
Suas matas preservadas, seus rios e cachoeiras, suas histórias, suas culturas, artes, culinária, arquitetura, ultrapassam em quantidade e qualidade os grandes centros turísticos já bem explorados do Brasil, é certo que muitos deles constroem uma condição para exploração do Turismo de Passeio, de Lazer, de Negócios, e outros mais.
A nosso ver Valença e região necessitam de muito pouco para se transformarem em potências Turísticas, como (guardando as devidas diferenças estruturais e culturais), por exemplo, Gramado, Canela, Camboriu, e uma série de outros templos do Turismo no Brasil.
Necessitamos despertar o empresariado regional, os poderes executivos e legislativos, entidades não governamentais, grupos e associações, de forma ser possível a unificação de ações e conseqüentemente, dar o start, desde momento, que acreditamos ser agora.
A Capacitação Empresarial e a força de mão de obra, se faz necessário, assim como respeito e valorização dos profissionais em formação (Curso Superior da FAZAG, Curso Técnico do IFBA),já que estes  necessitam de respaldo do empresariado regional, disponibilizando Estágio aos formandos, bem como contratando-os, bem como buscar treinar aos que não tem formação especifica. E ai é importante que todos os setores do comércio se preparem, se capacite dentro de suas áreas especificas, permitindo então um atendimento diferenciado e valoroso a todos os clientes, sejam eles internos ou externos.
A CADETUR, vem dentro de seus objetivos comerciais, buscando contribuir para com este Start, incrementando ações que possibilite este novo momento à esta rica região, com a cumplicidade de todos aqueles que acreditam no que falamos acima, pois acreditamos que apenas através da união e sem vaidades e ou interesses diretos e específicos individuais, será possível mudar e promover o Turismo em nossa região, possibilitando assim que este item “TURISMO” deixe de ser um apêndice da Economia Regional, para o de maior importância, ser o alicerce.

Comentários