Esporte, Lazer e Cultura


Valença 16/05/2011

Valença é uma cidade abençoada por DEUS, assim como diversas outras neste Mundão.
Porém, existem alguns detalhes em Valença que se sobressaem.  Pois mesmo com uma Grande Cultura Histórica, lamentavelmente não vemos e/ou ouvimos a mesma, com a freqüência com que deveríamos, já que a História de um POVO deve ser lembrada e recordada a todo instante, tendo em vista, que esta memória, promove a valorização e a experiência de todo um povo.
Esta mesma, história deve servir, como um banquete a toda população e mais ainda aos visitantes, pois com certeza esta, serve de conhecimento, ao que é bom positivo e saudável na execução de tarefas e repetição de momentos, onde a experiência deve ser aproveitada, permitindo-se então o aprimoramento e crescimento humano.
Porém, alguns detalhes da história, se fazem unir à informação, nascida no século passado, quando a comunicação, foi promovida a um estágio de grande significado, aproveitando o grande momento por que passou todo o sistema de Informação, transformando o Século XX no Século da Informação, comunicação e de consumo de energia, principalmente a não renovável.
Porém este momento possibilitou também, excelentes momentos.
Tivemos no esporte que além de um belo e importante lazer, o nascimento de uma atividade esportiva olímpica em Valença. Hoje temos a felicidades de vermos uma brava guerreira, que vem ao longo dos últimos 18 anos, desenvolvendo ação, na maior parte do tempo solitária, e de quando em vez, com apoio de algumas empresas, que se disponibilizam (quando procuradas) a auxiliá-la. Estou falando da Profª Gil, que vem lutando com “unhas e dentes”, em favor de suas alunas, e principalmente em favor de elevar um esporte difícil, à um nível inimaginável em termos de “cidade do interior”.
Desta feita, temos então na Profª Gil e suas Atletas Mirins, um grupo de Ginastas, que tem sido motivo de festas e elogios por onde se apresentam, mas infelizmente ainda necessitando de muita  ajuda, do Município, e do Empresariado local, e mesmo regional.
Vejam os Senhores (as), no próximo dia 20/05/2011, representando VALENÇA e a BAHIA, junto a outras atletas de Salvador, teremos 02 “meninas” Valencianas, treinadas a exaustão, pela Profª Gil, no XVI Torneio de Ginástica Rítmica de Fortaleza.  Hoje estivemos com a Profª Gil, que esta deixando seus estudos (ela é Aluna da FAZAG), seu lar (tem 2 filhas), para “correr o pires” no comércio local, para viabilizar esta viagem, que tenho certeza, promoverá mais uma vez no cenário Nacional o nome de VALENÇA.
Tal situação se dá, em virtude de o Município não ter uma Secretaria de Esporte, e por não haver reconhecimento ao trabalho voluntário feito por esta Professora, que merece que a aplaudamos “DE PÉ”. Mas ela merece muito mais, não só ela, mas também suas dedicadas alunas e seus Familiares, pois muitos não podem dedicar a estas atletas sequer uma alimentação adequada, nem mesmo contribuir para pagamento do aluguel da quadra onde são ministradas as aulas e feito o treinamento, que custa a “bagatela” de R$ 500,/mês.
Ai é que mora nossa tristeza, pois a cada mês a Profª Gil, tem que sair “mendigando” auxilio de um empresário e de outro, para poder pagar a mensalidade de aluguel do Ginásio, para poder comprar a Lycra, e costurar, ou bordar os maiôs de suas alunas, com a ajuda de muitas mães.
Sei que empresas, como a SKIL, Minas Calçados, Pelegrini Sorvetes, Fisk, Vereadora Diana, Cadetur, e outras mais, têm buscado atender ao pedido mensal destas Atletas, assim como a SUDESB, que esta providenciando a entrega de um Tapete (único no interior do estado da Bahia), bem como já disponibilizou equipamentos. A Prefeitura de Valença, que concede de quando em vez, como agora (por exemplo) o pagamento de passagens aéreas das 2 atletas (mas a passagem da Profª, não estava inclusa) para Fortaleza.
Mas precisamos acordar o Empresariado Valenciano, para o importante momento por que passa este e outros esportes. Valença tem em suas mãos grande tesouro em ginastas com possibilidade de estar representando Valença e a Bahia, no grande momento Olímpico que acontecerá em 2016.
Precisamos acordar!
Precisamos Enxergar um pouco mais longe.
Precisamos ver a importância da LUTA a  que vem se submetendo ha  18 anos a Profª GIL.
Convidamos a todo Empresariado, bem como o CDL, ACE e todos os demais Órgãos e Entidades a somarmos, juntos em prol do Esporte Valenciano.
Estou inteiramente à disposição de todos aqueles que queiram SOMAR/MULTIPLICAR por esta Causa.
Conheçam um pouquinho mais sobre estas meninas, em um site provisório que disponibilizamos às mesmas, e onde pretendemos divulgar as empresas que emprestam seu valoroso apoio financeiro. www.cadetur.com.br/gr
DEUS nos abençoe, a todos.

Comentários