Valença/BA, 08 de fevereiro de 2011
Cidade secular, dotada de um patrimônio, artístico, cultural, histórico, além de uma vasta e importante mata atlântica, onde a cultura preserva resquícios dos quilombos.
Contando com uma estrutura arquitetônica, que nos remete aos séculos XIX e inicio do XX, onde casarios, imponentes, e prédios que serviram como suporte médico na segunda grande guerra mundial, lamentavelmente vem sendo esquecida de sua importância na memória de seu povo, uma vez estarmos vivendo a demolição de muitos dos mesmos, como o foi um das mais antigas obras em concreto armado do estado, e quiçá do Brasil. Onde prédios que poderiam em muito valorizar o centro de nossa cidade, sem perder a altivez de ter em seu entorno, obras atuais e belas, conflitando e contrastando entre o antigo e o moderno de maneira suave e importante na preservação. Através da manutenção das fachadas devidamente restauradas e imponentes permitindo assim o acesso à prédios modernos e atuais.
Da mesma forma vemos, parte da história contada pelos anciões, sobre fontes, marcos importantes de algumas gerações passadas, que marcaram época, e que hoje não vemos mais. Mesmo contando com uma área denominada pela Ex Presidente da Câmara Municipial de Vereadores Sra. Roselidiana, como Memorial de Valença, onde, conseguimos acessar a informações ricas e importantes, porem poucas dentro do universo que deveria existir. Tal espaço, lamentavelmente não disponibiliza, aos munícipes acessos em horários como o período da tarde, e nem mesmo aos finais de semana, onde deveria ser possível visitação da população e mesmo pelos visitantes.
Necessitamos porem de um alerta, de um start, para que possamos reconhecer as importantes histórias, marcos e a cultura de Valença e mesmo da região, o que com certeza, disponibilizará um novo momento na economia da cidade, através do incremento de uma das forças econômicas mais saudáveis hoje em todos os rincões do Brasil e mesmo do exterior. O Turismo.
E Valença, tem o privilégio de contar com diversas bases para exploração do turismo Étnico, cultural, gastronômico, de Negócios, Ecológico e natural, de Esportes, Sol e mar, Rural, folclórico, religioso, Pesca, e outros itens que necessitam de apoio e suporte ao seu desenvolvimento e conseqüente exploração.
Lembramos que exploração, não é sinônimo de exploração do individuo, mas apenas uma forma de comentar e informar da possibilidade de ser auferidos lucros, saudáveis em conseqüente retorno de investimento, possibilitando assim que visitantes venham, retornem e indiquem a outros a conhecer todo esta maravilhoso potencial existente em nossa querida Valença e região da Costa do Dendê. Possibilitando assim melhoria na qualidade de vida de sua população com a divisão adequada das receitas que se disponibilizam, através da melhoria dos serviços prestados, no dia a dia.
Desta forma acreditamos que em sendo aceito por parte da população produtiva, bem como dos empresários da região, é chegado o momento de buscarmos unir as entidades existentes, as forças pessoais, que deixando de lado os interesses egoístas e individuais, se permita o desenvolvimento deste importante momento, qual seja o de elevarmos o Turismo como uma das principais fontes da economia Municipal.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.
Registre seu comentário sobre nossos escritos, pois através destes poderemos nos aperfeiçoar no entendimento do que se fizer necessário, pois seremos eternamente aprendizes em um universo onde tudo tem significado e importância.
Grato estou por sua visita.