Valença/BA


Valença/BA, 08 de fevereiro de 2011
Cidade secular, dotada de um patrimônio, artístico, cultural, histórico, além de uma vasta e importante mata atlântica, onde a cultura preserva resquícios dos quilombos.
Contando com uma estrutura arquitetônica, que nos remete aos séculos XIX e inicio do XX, onde casarios, imponentes, e prédios que serviram como suporte médico na segunda grande guerra mundial, lamentavelmente vem sendo esquecida de sua importância na memória de seu povo, uma vez estarmos vivendo a demolição de muitos dos mesmos, como o foi um das mais antigas obras em concreto armado do estado, e quiçá do Brasil. Onde prédios que poderiam em muito valorizar o centro de nossa cidade, sem perder a altivez de ter em seu entorno, obras atuais e belas, conflitando e contrastando entre o antigo e o moderno de maneira suave e importante na preservação. Através da manutenção das fachadas devidamente restauradas e imponentes permitindo assim o acesso à prédios modernos e atuais.
Da mesma forma vemos, parte da história contada pelos anciões, sobre fontes, marcos importantes de algumas gerações passadas, que marcaram época, e que hoje não vemos mais. Mesmo contando com uma área denominada pela Ex Presidente da Câmara Municipial de Vereadores Sra. Roselidiana, como Memorial de Valença, onde, conseguimos acessar a informações ricas e importantes, porem poucas dentro do universo que deveria existir. Tal espaço, lamentavelmente não disponibiliza, aos munícipes acessos em horários como o período da tarde, e nem mesmo aos finais de semana, onde deveria ser possível visitação da população e mesmo pelos visitantes.
Necessitamos porem de um alerta, de um start, para que possamos reconhecer as importantes histórias, marcos e a cultura de Valença e mesmo da região, o que com certeza, disponibilizará um novo momento na economia da cidade, através do incremento de uma das forças econômicas mais saudáveis hoje em todos os rincões do Brasil e mesmo do exterior. O Turismo.
E Valença, tem o privilégio de contar com diversas bases para exploração do turismo Étnico, cultural, gastronômico, de Negócios, Ecológico e natural, de Esportes, Sol e mar, Rural, folclórico, religioso, Pesca, e outros itens que necessitam de apoio e suporte ao seu desenvolvimento e conseqüente exploração.
Lembramos que exploração, não é sinônimo de exploração do individuo, mas apenas uma forma de comentar e informar da possibilidade de ser auferidos lucros, saudáveis em conseqüente retorno de investimento, possibilitando assim que visitantes venham, retornem e indiquem a outros a conhecer todo esta maravilhoso potencial existente em nossa querida Valença e região da Costa do Dendê. Possibilitando assim melhoria na qualidade de vida de sua população com a divisão adequada das receitas que se disponibilizam, através da melhoria dos serviços prestados, no dia a dia.
Desta forma acreditamos que em sendo aceito por parte da população produtiva, bem como dos empresários da região, é chegado o momento de buscarmos unir as entidades existentes, as forças pessoais, que deixando de lado os interesses egoístas e individuais, se permita o desenvolvimento deste importante momento, qual seja o de elevarmos o Turismo como uma das principais fontes da economia Municipal.


Comentários