Motociclismo Ontem x Hoje x Amanhã

Conta á história do motociclismo Brasileiro, que o pós-guerra (2ª Gde Guerra Mundial), pilotos de “caças aéreos” brasileiros, ao retornarem ao Brasil, deu inicio a um movimento Motociclístico, que lhes possibilitava a liberdade possível a quem se isola dentro de seus capacetes.
Desta feita pequenos grupos se formaram principalmente nas capitais do RJ e SP.
Até meados da década de 1970, os grupos Motociclísticos existentes, tinham regras bem definidas e seus objetivos claros a todos os integrantes. Havia muitos motociclistas independentes, que possuíam suas motos, viajavam se conheciam, trocavam informações e se encontravam, porém de uma forma bem “leve”, pois tudo era muito difícil. Difícil comprar uma motocicleta boa, manter, encontrar peças para substituição, enfim eram outros tempos. E isso os mantinha unidos e coesos.
Meados dos anos 1980, começa o Boom do motociclismo Brasileiro, com as montadoras japonesas montando suas motos de baixa cc e vendendo com financiamentos e consórcios, que facilitavam aquisição destas maravilhosas motos, começando então o atendimento de muitos sonhos.
Tem-se então o inicio de uma nova era, com surgimento de grupos com foco em passeios, em uso urbano, em atendimento às necessidades de mobilidade urbana, para o trabalho e estudo, principalmente nas metrópoles.
Chegamos então aos anos de 1990, com a liberação das importações de motos de alta cc, que chega junto com o estimulo governamental ao consumismo desenfreado, o que estimula às montadoras a montarem verdadeiros planos mirabolantes de venda, de forma a atender suas expectativas de resultado financeiro além da venda de seus produtos.
Em paralelo, o consumo de motocicletas dispara, sendo que a maioria dos consumidores, não fazem  a menor ideia do que é ter uma motocicleta e ser um motociclista, todos pensam como consumidores vorazes, onde o poder TER é melhor do que poder SER.
Grupos e grupos são constituídos, sem objetivos, sem metas, sem conhecimento das regras e códigos de ética existente no meio, começando então um novo e triste período, onde os políticos e burgueses tentam tirar proveito em beneficio próprio do meio. Seja montando lojas de comércio de motos, acessórios e peças, com total desrespeito ao consumidor, porém respeito este que nem mesmo os usuários conseguem identificar, pois o desejo de consumir é maior.
Aproveitando toda esta situação, as montadoras tiram proveitos e mais proveito dos consumidores e o estado. O Estado, explora tudo que pode em termos de encargos, não concedendo a contra partida necessária, de ao menos, estabelecer padrões que viabilizassem a formação de usuários destes veículos com um mínimo conhecimento e técnica.
E hoje estamos nós, usuários urbanos ou não, desportistas ou não, viajantes ou não, moto turistas ou não, sendo explorados por todas as montadoras e para piorar também pelos governos, nos 3 níveis (municipal, estadual e Federal), pois nada é feito pelos executivos destes 3 níveis em favor dos Motociclistas neste Brasil.
Vivemos lamentavelmente, uma política onde os que se acham sério, não tem coragem de entrar para não se contaminar, ou por não disporem de condições para poder concorrer de forma a ter um mínimo de possibilidade de ser eleito.
Porém tudo isso, creio eu, se deve a ausência da União existente até à década de 1970, e que hoje lamentavelmente, não mais existe, pois chegamos à era do Empreendedorismo, estimulado pelo governo, pelas autarquias, pelas instituições financeiras, onde o que prevalece é o EU EGOÍSTA, Mesquinho, Traiçoeiro, onde o EU Coletivo não tem vez, onde a União é palhaçada, onde a perfeição é apenas o que “Eu faço” e pronto acabou.
Existe um ditado antigo que diz “A UNIÃO FAZ A FORÇA”, falamos e bradamos que somos uma Irmandade Motociclística, eu mesmo vivo falando desta pretensa Irmandade. Onde ela esta? Quem a respeita? Onde a encontramos?
Estamos em um ano político. Quantos Motociclistas de verdade são candidatos? Qual o Apoio que estes estão recebendo dentro do Motociclismo de seu estado?
Convoco então a todos, a nos unirmos em prol do que realmente deve prevalecer, do que devemos defender.
Apoiemos aos “Irmãos” Motociclistas, que estejam se candidatando, convoque-os para um debate, para a criação de um plano de ação em favor das necessidades existentes em sua cidade, região ou estado.
Vamos defender a liberdade da qual tanto gostamos e desejamos, vamos lutar para que não sejamos massa de manobra do sistema corrupto e que só nos enxerga quando estão necessitando de nosso voto.
UNIDOS SOMOS FORTES, não se esqueçam disso, pois o Futuro do Motociclismo em todos os sentidos no Brasil depende exclusivamente de cada um de nós, levantarmos uma bandeira em favor de nossas reais e valorosas necessidades.


 Santo Estevão, 20/06/2014

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