Ser cidadão!!

Ai esta uma condição, que vivo a me perguntar, será que a maioria de nossos comuns, tem consciência e ou mesmo conhecimento do que significado desta expressão? Quantos têm esta consciência? Eu a tenho? Eu a pratico?
Há anos, estudo, ou melhor, tendo entender, o que vem acontecendo com a população Brasileira. Observo os que estão mais próximos, e a cada dia os sinto mais distantes de suas obrigações como tal.
Seja, na efetiva ação do dia a dia, como cliente comercial de qualquer empresa, seja como aluno, ou pai de estudante, seja como profissional autônomo ou não, seja como namorado, noivo ou mesmo marido, seja como usuário dos sistemas públicos, em todos os níveis e condições.
A maioria, cobra através de reclamações públicas os seus direitos. Mas esta é uma cobrança correta e adequada a quem tem tais direitos?
Qual o papel de cada membro de uma sociedade, ou melhor, de uma comunidade?  Reclamar? Cobrar? Gritar? Se revoltar? Usar as redes sociais, basta?
Qual o dever de cada um? Todos, sabemos quais são eles?
Educamos corretamente nossos filhos? Agimos corretamente, quando estamos à uma fila qualquer? Cedemos nosso espaço a alguém que tenha maior necessidade que nós mesmos? Ou será que nossas necessidades se sobrepõe a dos que estão próximos?
Respeitamos nossos compromissos legais e obrigatórios? Ou tentamos burlar, para “ganharmos” mais um pouco?
Elegemos a quem? Ao mais bonito? Ao que ajudou a um amigo? Ao que me deu um saco de cimento, ou um copo de cachaça? Ou ao que me vai “dar” um emprego? Ou aquele que “me deu” uma ambulância para levar um parente a um hospital público? Ou ainda, ao que disse que sendo eleito, vai dar serviço a seus Familiares?
Quem são os políticos? São pessoas, de fato empenhadas em cumprir suas obrigações constitucionais? São pessoas, que irão exigir que sejam atendidas e cumpridas as leis existentes? São pessoas, que irão defender o interesse da maioria da população? Com criação de condições onde TODOS tenham os mesmos Deveres e Direitos?
Em quem devemos votar? Nos corruptos, que “compram” votos? Nos que roubam, “mas fazem”? Nos que a cada 4 ou 2 anos, apertam-lhe as mãos?
Qual o melhor partido político? Os partidos políticos são de fato defensores de seus interesses estatutários?  Você conhece o estatuto do partido político de seu candidato? Você tem acesso ao político que você ajudou a eleger? Você cobra dele sua obrigação como representante de todos os que o elegeram? Ou você cobra o seu voto?
Você se une aos que elegeram um representante em qualquer esfera, para exigir dele cumprimento aos objetivos de uma comunidade ou de uma população?
Saúde, educação, moradia, transporte e estradas, saneamento, meio ambiente, trabalho, geração de renda, são itens de sua preocupação? Se sim, é uma sua preocupação individual ou coletiva?
Hoje, vemos com frequência tanto a população quanto a imprensa, reclamando da ausência de segurança pública. Quando na realidade deveriam estar reclamando do excesso de violência, e os motivos que esta levando a tal condição?
Sim, o excesso da violência se da, em virtude da total ausência do “estado” (Nação, Estado e Municípios) no cumprimento de seus DEVERES, em todos os itens que lhes cumprem a constituição Nacional de promoverem, pois recursos para tal, não faltam, são diuturnamente utilizados para diversos fins, de meio do curso e objetivos, sendo diluídos por interesses terceiros, seja de pessoas e ou de grupos políticos, que são “donos” de setores públicos, havendo verdadeiro loteamento de cargos e setores públicos, em pagamento de apoio político partidário aos mandatários de nossa nação.

Necessitamos, portanto, assumir nossas responsabilidades como CIDADÃOS sérios, honestos, cumpridores de nossos DEVERES, para que então tenhamos os verdadeiros DIREITOS.
Ruiter Franco
04/09/2014
Alguns comentários efetuados pelo Facebook

Luiz Carlos Pielak Ruiter, nos últimos meses, participamos de diversas discussões sobre Brasil, partidos políticos, candidatos, inflação, analfabetismo, corrupção, história e outros assuntos gerais. 
Não sei quem são os candidatos na Bahia, mas no Paraná, estamos para escolher entre a porcaria e o lixo. Olhando o cenário nacional, estamos para escolher entre comunistas (duas) e um de direita, que pelo que parece já esta fora do páreo. 
Eu li o artigo na primeira vez, e em virtude do seu comentário, estou escrevendo esse post. 
O Brasil não vale a pena. Essa é a minha opinião. 
Temos, sei lá, uns 10% da população (número totalmente chutado) que pensa no país. O resto tem prioridades maiores, como o time de futebol, sua Bolsa Família – são 50 milhões de brasileiros que estão cobertos por esse benefício ou 25% da população. Estão preocupados com desafios de tirar fotos sem maquiagem, de fazer piadas com a nossa própria desgraça de sermos um dos países com os piores índices de crescimento do mundo. 
Fazemos piada com a Dilma, que não consegue falar três palavras sem tropeçar. Fazemos piada com a feiura da Marina, mas esquecemos que ela foi fundadora do PT e é comunista de carteirinha. Fazemos piada com o Lula, mas nos esquecemos que ele vai continuar a governar como um fantasma, já que a Marina não tem base no Congresso. 
Temos péssimos serviços públicos e fazemos piadas sobre isso. Pagamos 45% de impostos sobre nossos salários, quase 6 meses do ano trabalhando, e fazemos piada sobre isso. 
Somos idiotas, que se olham no espelho e riem de si próprios. 
Eu desisti meu amigo. O Brasil não vai mudar. Você que tem amigos Petistas – eu não tenho nenhum e se algum se pronunciar como tal, deixo de ser imediatamente, pois por ética e filosofia pessoal, não posso suportar me associar com ladrões – já viu o que eles pensam e que não vão mudar o pensamento. Se agarram ao Governo FHC, que salvou esse país da inflação, que trouxe investimentos externos e que deu ao Lula um primeiro mandato de sucesso, mas não percebem que moram em charnecas, sem esgoto, sem estradas, sem portos, sem aeroportos, sem hospitais, sem creches, com sub-médicos cubanos que trabalham sem condições, que dão aleluia a um governo que se associa a ditaduras – as piores – do mundo. 
São 1,4 trilhões de reais de impostos pagos pela população por nada! O sujeito trabalha a vida toda e tem direito a um salário mínimo. O sujeito paga algumas mensalidades do INSS, rouba, mata, estupra, vai preso, e a família dele recebe 970,00 reais. 
Um país que paga mais para bandidos do que para trabalhadores tem muita coisa errada. 
Estamos correndo o risco de perder o direito a propriedade, a identidade, a liberdade de expressão, pois diferente do Governo Militar que foi uma ditadura de verdade, estamos entrando em uma ditadura branca. Vide a analista do Santander que foi mandada embora porque o Lula “mandou”. Ela não falou nada diferente do que o mercado tem falado, mas em uma demonstração de força de ditador, foi mandada embora por fazer seu serviço bem feito. 
O Brasil é um país de idiotas. Eu sou um deles porque durante muito tempo me importei com o futuro dessa anedota que chamamos de nação. Só agora que eu entendi que sempre foi uma piada e era para rir, não para ser levado a sério. 
Um abraço meu amigo, mas sobre o Brasil, não discuto mais. 
Se quiser falar sobre países de verdade, como já falei para você, visitei 3 vezes a Europa, passei por diversos países de 1º Mundo, estive duas vezes nos Estados Unidos, duas vezes no Canadá. Todos esses países dão conversas ótimas, sérias, de como o Governo gerencia recursos em prol da população, não o contrário.

Selma Gomes Belíssimo texto. Discordo apenas nos itens que fala de perder amigos por questões politicas, sei que acontece muito, mas não devíamos nos permitir à tal conduta, e na questão de desistir ou entregar o barco, temos que acreditar e lutar sempre.


Rogério Franco Vou votar na Marina, por não ter outra opção, e no meu modo de ver, não adianta mudar o presidente do país e continuar com os mesmos no senado e na câmara, e continuar com leis q só os favorece, tem muita coisa pra mudar não só o presidente, minha filha vai domingo próximo estudar no canadá, passou no intercâmbio e tbm no ifes, optou pelo intercâmbio, para estudar em um país do primeiro mundo, pois para o currículo dela é muito melhor terminar o ensino médio lá do que fazer um profissionalizante aqui no brasil, é mole? Isto é o país q vivemos!!!
  • Julio Miranda Em poucas palavras, porque já repeti tanto as razões que me fazem pensar assim, não acredito no Brasil,porque não acredito nos brasileiros! Estou com nosso amigo paranaense em gênero e grau. Sinto muito! Luiz Carlos Pielak , concordo com cada frase.
  • Rodriguim Diamantina Ando chegando a conclusão, que o ser humano é uma das coisas que não deu certo. Vai entender...
  • Luiz Leal Os pensamentos de sempre e seus distanciamentos do cerne da rota de convulsão da estrutura social da humanidade. Lamentavel é que, em que pese observarmos que o texto não é novo, mas nem por isso retira-se-he valor reflexivo, poucos se ocupam dessas leituras. Peço venia para alertar que não é meu proposito ofender quem quer que seja, mas, de quais leituras cotidianamente nos ocupamos? Respondo reiterando minhas venias: da farsa da biblia, da sandice do alcorão, do viez revanchista da lei de talião, da utopia dos ensinamentos budistas, das constituições nacionis escritas por representantes da classe dominante eleitos por incultos eleitores. Isso é um proposito de nossa engenharia social - e como bem sucedido esse propósito. Assim, da realidade mesmo não nos é dado apropriar. Por isso penso que todos os tratados de moral, todos os manuais de controle social e todos os estamentos jurídicos devem ser icinerados. Bem como simbolicamente icinerarmos nossos mitos - a exemplo de caxias, tiradentes, getulio vargas, juscelino, para não citar centenas de outros.Até mesmo o lula que assumo a defesa, para demonstrar meus intuitos. Passo seguinte, percebermos em cada semelhante o nosso farol de alexandria. A proposito, outro mito que deve ser icinerado. Alexandre e sua horda assasina, a serviço da igreja. Alguem pode perguntar se o comentarista reputa a religião cristã tão ruim? Em resposta se afirma ela e todas as demais, em que pese no ocidente somos de tal forma alienados que não temos sequer conhecimento de que outros grupos sociais professam outras religiões tão farsantes quanto. Enfim, todas instrumento de controle das massas dentro da estrutura de engenharia social em curso no planeta há milenios. Alguem pode afirmar que sempre foi e sempre será assim. Queria ter essa certeza pois, se afastariam meus temores de que uma convulsão social de larga escala e consequencias imensuráveis se avizinha.

Alguns comentários recebidos por email:

José Otavio Macedo de Araujo

5 de set (Há 3 dias)
para mim
Isso não foi um e-mail, foi uma aula de vida !!!

Muito obrigado.

Euclides Brandão Filho Brandao

5 de set (Há 3 dias)
para mim
Beleza Ruiter.
Concordo em tudo.
E eu tbm pratico
SDS

Marcelo Garcia Moreira

5 de set (Há 3 dias)
para mim
Caro Amigo, dessa vez vc se superou!!!!!!
É exatamente isso ( ser cidadão)  que muitas vezes não fazemos e que nos torna realmente donos de nossas ações, do nosso voto e , principalmente, nos torna exemplo!!!!!
abs. Marcelo


Bressan - El Bando

5 de set (Há 3 dias)
para mim
Muito bom!!!
Infelizmente acho que tem que traduzir para um linguajar mais comum do povo que não sabe entender o que lê, para ampliar o alcance da mensagem.

Me proponho a fazer isso semana que vem. Daqui a pouco pego estradão pra Barretos.



Abraco,
Bressan
El Bando Moto Grupo / Coord. Estadual Brazil Riders - DF


Comentários