EDUCAÇÃO NO BRASIL

Ultimamente, esta difícil buscar entendimento do universo Brasil, as “coisas” vêm sendo complicadas sistematicamente, pela vanguarda da imoralidade provocada pelos desmandos políticos, nos surpreendendo diariamente com informações veiculadas na imprensa que nos faz questionar, “porque no mundo algumas nações primam pelo desenvolvimento da Educação, e o nosso não”.

Hoje, lendo uma matéria no site G1 intitulada “Professor no Brasil perde 20% da aula com bagunça na classe, diz estudo”  (http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professor-no-brasil-perde-20-da-aula-com-bagunca-na-classe-diz-estudo.html)  onde consta “O estudo aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo para por a classe em ordem e acabar com a bagunça, 13% do tempo resolvendo problemas burocráticos e 67% dando conteúdo. É o país que onde o professor mais perde tempo de aula. A média dos países da OCDE é de 13% do tempo para acabar com a bagunça. .


E ainda constam chamadas para os temas :
Tivemos 3 homens no Brasil recente, que imaginaram possível mudar algo para atender aos anseios de muitos, porém todos falharam, pois estavam sós.

Primeiro João Batista de Figueiredo (15/01/1918 + 24/12/1999)  ultimo dos Generais a Governar nossa Nação, que imaginando o Pais estar preparado para a Democracia, abriu a nação para o mando popular. Será que realmente os Brasileiros estavam aptos a uma responsabilidade de tamanha envergadura?

Terceiro, Dr. Adib Jatene (04/06/1929 + 14/11/2014), cardiologista famoso e pioneiro em diversas áreas da Saúde, nomeado Ministro da Saúde, conseguiu que fosse aprovado em 1997 a CPMF (imposto idealizado em 1994 sob a denominação de IPMF) com objetivo especifico de arrecadar recursos para atender especificamente a Saúde do Povo Brasileiro, que já à época seguia rumo a falência em que hoje confirmamos estar.

Segundo, Darcy Ribeiro (26/10/1922 + 17/02/1977) Mineiro, estudioso das áreas de Educação, Sociologia e Antropologia, dentre diversas ações  buscou valorizar e contribuir para um novo sistema de ensino, viabilizando ações complementares de ensino e educação nas mais diversas áreas do saber a partir do ensino fundamental, implantando os CIEP’s primeiro no Rio de Janeiro, com Turno Integral depois copiada em todo o Brasil. Como Senador concentrou na modernização se dedicando à LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), ainda hoje em vigor.

Hoje temos raros exemplos de persistência com sucessos, porém todos no âmbito de instituições privadas, pois o estado não consegue gerir suas obrigações constitucionais, em virtude dos desvios de atenção para atender a grupos específicos, desde que não seja aqueles voltados ao desenvolvimento real da população Brasileira.

Por todo o exposto, nos confundimos ao vermos professores desvalorizados não financeiramente, apesar de todos se acharem acharcados – e não lhes tiramos a razão, mas em considerando a situação de toda a Nação ... e repentinamente contemplamos um estudo neste nível e perguntamos então, existem culpados? Quem são eles? Os Professores?.

Não. Não existem culpados quando todos, sim TODOS nós, simplesmente cruzamos os braços a ficamos a reclamar, a permitir que abusos e mais abusos sejam cometidos em nosso nome, pois avalizamos todos estes abusos, ao permitirmos a cada 2 anos, manter no poder aqueles que verdadeiramente não nos representam, mas que nos fazem de idiotas, nos achacando a todos, com suas “autoridades” de “nossos” representantes, quando na realidade nós é quem deveríamos ter Autoridade sobre eles, já que constitucionalmente eles ali estão por nós e para atender aos anseios do cumprimento das premissas básicas do DIREITO constitucional onde todos temos também o DEVER.

E em falando de DEVER, o nosso começa na EDUCAÇÃO, que temos que dar aos nossos Filhos, para que saibam aproveitar com dignidade, honra e respeito aos que lhe transferem conhecimento, pois este sim é o maior patrimônio e o único que ninguém lhe retira ou rouba uma vez o individuo proprietário do SABER, sempre proprietário.

Nos unamos em favor daqueles a quem ainda podemos contribuir para com um amanhã, mais perfeito e justo, onde a qualidade de vida seja menos cruel a uma parcela significativa de nosso Povo Brasileiro.

A EDUCAÇÃO é a base, não nos esqueçamos de nossas responsabilidades, quando Cidadãos, Pais e membros de uma Comunidade, que conta e mesmo necessita de nosso compromisso para com ela.

Ruiter Franco – 24/06/2016


Comentários