"Ctrl + C e Crtl + V" x Professores e ou Formadores de Opinião


Vivemos na era da Comunicação e da Informação, já há mais de décadas, porém a cada dia me espanto e surpreendo mais, pois com toda tecnologia existente, com Softwares, com Equipamentos Smartphone, Smart TV, Tablet´s, Laptop, Notebook e PC´s de avançadíssima gerações, as Informações não são lidas.

Sim, raros são os donos de todos estes equipamentos, que utilizam de maneira apropriada e adequada, ao principal objetivo a que foram criados, ou seja, a proposta de tanta tecnologia, esta voltada a que a qualidade da comunicação e da informação seja maior, que as pessoas ao utilizarem tais aparelhos, possam crescer como Seres Humanos, em conhecimento de qualidade, através de uma troca de informações constantes, onde o aprendizado se desenvolve.

Ou seja, através das informações, se chega a uma leitura e outra e mais outra, para que então sejam somadas, as informações, possibilitando que o leitor, chegue a um entendimento e possa então definir o que lhe é interessante, importante e mesmo possa definir seu futuro.

Porém o que lamentavelmente vemos, é um “emburrecimento” coletivo, onde grupos com interesses duvidosos plantam “verdades”, com “violência” e em volume tal, que os “vorazes” “leitores” tomam conhecimento e passam imediatamente a aplicar a máxima do “Crtl + C e Ctrl + V”, replicando mensagens e criando então a “máxima da verdade” de que uma mentira repetida inúmeras vezes, se transforma em verdade.

Necessitamos que aqueles com a responsabilidade maior de uma Nação, ou seja, os Professores retornem aos seus Dons naturais de ensinamento com isonomia, com idoneidade, sem interesses outros, que não o de fazer a sua, uma verdade única. Porém, necessário se faz, com que todos que temos o “poder” de argumentação, do dialogo, assim como da formação de opinião, sejamos cúmplices de uma Ação real e favorável à independência do livre pensar e criar.

Não podemos manter ou mesmo alimentar o aumento deste processo triste de perda da valorização do saber pleno, que nunca se chega ao ápice, mas que se procura sempre chegar o mais próximo.

Sejamos verdadeiros, sejamos cúmplices do bom saber, pratiquemos a Leitura de ambas as vertentes dos temas de interesse pessoal e público, sejamos Cidadãos do Bem e da PAZ.


Ruiter Franco – 20/10/2016 – 17:30h

Comentários