O ENTENDIMENTO HUMANO SOBRE AÇÕES E ATITUDES DE TERCEIROS



Todos nos, Seres Humanos, Iluminados pela inteligência e capacidade interpretativa, temos por habito, avaliar e mesmo reavaliar nossas ações. Também avaliamos quando ouvimos ou lemos o que vem de outras pessoas, que denominaremos “emitente”, neste texto.

Se aquelas, forem nossas Amigas, temos por habito, criticar de forma a que o “emitente” possa se “corrigir” dentro do que cremos interessante ao mesmo. Se o emitente, não for nosso Amigo, ai as criticas (principalmente as negativas) são acirradas, pois sempre desejamos sermos os “donos da verdade” sobre o item em pauta.

Ocorre, que como Seres Inteligentes, necessitamos praticar o aprendizado da reflexão, sobre os motivos que levaram ao “emitente” a emitir tal texto ou fala. Desta feita, necessitamos nos transferir para a posição e o entendimento que o mesmo tem a respeito do que o cerca ao tema exposto.
Assim agindo, estaremos praticando o que de maior valor podemos carregar conosco, qual seja a possibilidade de aprendermos, mais e mais a nós mesmos, assim compreenderemos o que nos cerca e nos estimula a sermos eternos aprendizes de fato e de direito.

Poderemos então, contribuir para que o entendimento e o dialogo permaneçam fieis aos Bons costumes, dentro da necessária liberdade de expressão e entendimento que todos necessitamos ter.
Sejamos críticos de nos mesmos, nos conheçamos verdadeiramente, busquemos aperfeiçoar nossas capacidades de interagir com todos os que nos cercam, sem a necessidade de elevarmos nosso tom de voz e, bem menos desejarmos impor nossa linha de pensamento, pois esta é a condição “sine qua non” para uma excelente convivência com todos que nos cercam.

Ruiter Franco - 08/09/18 - 10:30

Comentários