União & Lamento

Não 02, mas 03 lamentos!!!

 Um e o mais importante e significativo, a MORTE de um SER HUMANO, independente da historia a que este SER HUMANO esteja vinculado.

Outro, exatamente pelo que Ele "Mestre Katende" representa no seio da cultura Negra, na Capoeira, nas diversas atividades que emprestou seu valoroso trabalho de apoio e suporte, além de suas iniciativas em favor de seu Povo, sua Comunidade.

O que me entristece ainda mais é ver que a nossa CULTURA BAIANA esta perdendo sua história e a mesma só é valorizada e respeitada pelos “Nobres intelectuais” Baianos, se a morte for violenta. Veja o exemplo da passagem do babalorixá Martins Lopes, ocorrida no ultimo dia 14/10/18, o máximo que vimos foram algumas notas na imprensa Baiana, para um dos fundadores do Olodum que reunia em sua casa (no Pelourinho) no idos de 1979, mas os “Intelectuais” nada disseram, estão mudos. Curioso, não? Poucos dias após a morte de Moa Katende.

E um terceiro lamento, pela utilização politica desta trágica e lamentável morte.

Quantos Seres Humanos tem morrido em nosso Brasil, na nossa Bahia, em nossas cidades e em nossos bairros?

Pelo mesmo motivo, qual seja o da intolerância, pelo excesso da violência que infelizmente tomou um rumo, inaceitável, em virtude do "desprezo" das autoridades que deveriam nos representar, desenvolvendo meios e condições de viabilizar e realmente valorizar nossas culturas, nossas fortalezas e Mão de Obra, tornando nosso Brasil uma potência, mas que preferiu "largar" de lado, estimulando a desestruturação da Famílias.

Necessitamos pois de mais HUMANIDADE, Mais Respeito a TODOS os Seres Humanos, não apenas às “chamadas minorias” criadas e estimuladas na divisão proferida pelos “donos” do poder petista, que apenas serviu para DIVIDIR uma Nação que já tem muitos problemas que necessitam de respostas URGENTES, não de divisões. Necessita de SOMA entre todos os BRASILEIROS e Seres Humanos, onde já imperou (ainda que com divergências) o Respeito entre povos e culturas.
Nos fortaleçamos através do RESPEITO MUTUO  e da DEFESA À UNIÃO entre Negros e Brancos, entre membros de comunidades (que se identificam como minorias) e TODOS OS DEMAIS.

Ruiter Franco – 13/10/18

Comentários