Qualidade Educacional da Bahia, colocada em cheque


Materia na Globo Bahia(clique para assistir a matéria na TV)


Triste lermos tal manchete e matéria.

Temos em todo Estado, Excelente Professores, Graduados, Pós Graduados, Mestres e Doutores, formados e “consagrados” até mesmo fora do Brasil.

Muitos, creio que a grande maioria, sejam funcionários públicos, dos municípios e outro tantos do Estado.

Se o Ensino Médio esta ruim, de 4 itens um é o responsável:

01 – A qualidade dos Professores deixa a desejar;
02 – O Suporte e o sistema (Currículo) esta errado;
03 – Os Professores não exercem sua função e responsabilidade, como deveria;
04 – Completando a lista de possíveis motivos, o Ensino Básico é Péssimo, ou sofre os mesmos problemas listados acima.

Tenho absoluta certeza de que os Docentes do Estado, dirão que a culpa não é deles.

Os Pais, com certeza tem parcela significativa na culpa, pois não participam de forma eficaz dos Conselhos de Classe, da Cobrança junto a Escola do cumprimento do Calendário Escolar, menos ainda do Currículo, pois, estes (os Pais) não tem tempo, para o aprendizado curricular de seus Filhos, pois o tempo de que dispõem esta ligado ao TRABALHO e ao Ganha Pão de cada dia, já que os Impostos comem mais de 75 por cento de sua produtividade, sobrando muito pouco a que eles tenham condições de VIVER.

Pois destes, o Governo é o Único que consegue culpar o sistema de avaliação, já que não teve a “esperteza” do Ceará, onde Ex Governadores, conseguiram manipular seus dados, elevando este estado ao melhor índice na Educação Brasileira. Ou seja, se desculpar ou encontrar culpado é a melhor forma de NÃO FAZER bem feito.

Veja a desculpa: "Nenhum sistema de educação trabalha para voltar para trás. Então, os resultados do Brasil inteiro apontam isso. Então, o que é que a gente pode dizer. Há algum equívoco na metodologia realizada pelo Inep, pelo Ministério da Educação, para fazer a divulgação dos resultados. Porque, não é justo que o esforço de todos os sistemas de educação seja jogado por terra, a partir de uma modificação de metodologia que o Inep provocou", disse Nildo Pitombo, subsecretário estadual de Educação.”

Esta é a Realidade Nua e Crua do Brasil e dos Estados, principalmente aqueles que se permitiram (ou seja, TODOS) serem governados nas 3 instâncias pelo partido que afundou a Nação Brasileira e este nível. Dizendo que haviam ampliado a educação,  através da criação de Escolas e faculdades, possibilitando que o pobre se formasse. Ai est o resultado, a Bahia é um belo Exemplo ao Brasil, do que não teve acontecer.


Ruiter Franco - 12/01/2019

Comentários