Vida, Amor, Respeito - VIVER




De quando em vez, me questiono sobre minha real tarefa neste plano. Explico, antecipamante, não ter este, objetivo de registrar meu curriculum, mas apenas o de levantar uma questão que creio salutar a todos que desejam aprender a se conhecer antes mesmo de conhecer a outros.

Ao longo de meus mais de sessenta anos, pequei, errei, acertei, lutei, perdi, venci, enfim Vivi. Trabalhei honradamente em diversas frentes, com funções das mais distintas, desde “vendedor de bolinho de chuva” a “Equipamentos dos mais caros e tecnológicos”, passando por “auxiliar de laboratório”, “representante de lingerie” , “balconista de Auto Peças”, “Gestor de Concessionária de Veiculos”, “Chefe de Suprimentos” e muito mais.

Além de dezenas de cursos específicos em cada setor e área, cursei diversos outros segmentos, no intuito de ampliar meus horizontes e conhecimentos, desde Estudo Bíblico a Filosofia, desde Como falar em público a Corretor Imobiliário. Consequentemente li centenas de livros nas mais diversas vertentes ideológicas, filosóficas e politicas.

Também no intuito de ampliar conhecimentos Filosóficos e Religiosos, conheci outras religiões além da Cristã, que me fez concluir ser esta a que mais próximo se aproxima do Ideal desenhado após tantas experiências e conhecimentos filtrados em todas as variáveis já comentadas.

Vida

Resultado, descobri que a Vida é muito mais do que acordar, caminhar, enxergar, comer e falar. Simples, não? Mas infelizmente é o que temos assistido nos últimos tempos. Já que grande parte dos jovens principalmente crê (ao menos demonstram) que o agora, o presente, basta, é tudo. Se ele sabe caminhar, falar, enxergar e comer, só falta a ele o TER, e o ter infelizmente não são o possuir com mérito, mas Ostentar.

Resultado, estamos perdendo nossos jovens, para o banditismo, para as drogas, roubos, assaltos, violência gratuita, estupros e tudo mais que não desejamos assistir, estamos assistindo, porque a Vida para estes, não tem valor já que o momento é o “que vale”.

Amor

Não tem mais significado, pois a vida, deixou de tê-lo, então para que serve o Amor?

Respeito

O que é isso? Este “Bicho mata?”, Infelizmente esta é uma pergunta mais que necessária.
Então chegamos em um ponto mais avançado dos três pilares acima.

Todos que recebemos Educação formal, ou seja, em casa e na escola. Que conseguimos entender as variáveis que envolvem os três pontos vitais, necessitamos exercitar nossas praticas, promovendo junto aos mais novos conhecimento e entendimento sobre estes tópicos, e assim contribuirmos para com o desenvolvimento destes.

Lamentavelmente, nossos jovens, teimam em não LER, em não buscar outros conhecimentos que os lhes transmitidos, na maioria dos casos, por pessoas que tem objetivos outros que não o de fomentar o livre raciocínio, o livre pensar, a capacidade de o individuo criar seus próprios “filtros sociais”.

Consequentemente, estes jovens que na maioria das vezes, não viveram outras épocas, se permitam então a um pensar voltado exclusivamente ao que lhes foi apresentado em literaturas extremistas, de uma ou outra vertente (Direita ou Esquerda). Não sendo possível então a livre pesquisa, para saber o que existe de bom em um ou outro lado, ou mesmo de um único lado. Assim foram forjados muitos de nossos jovens com menos de 30 a 40 anos.

Sendo esta posição um enorme prejuízo ao Brasil, pois se perde o direito ao debate saudável, com entendimentos distintos, mas respeitosos, onde o Amor à Pátria é superior aos interesses pessoais. Onde a VIDA é vista em um nível mais elevado e feliz, pois o prazer se faz presente em detalhes significativos, pois TODOS fazem parte do contexto Político, Administrativo e Social, a Economia é uma só, onde as classes sociais podem conviver democrática e honrosamente, coexistindo Patrão e Empregado, Rico e Pobre, Raças, Credos, Interesses e Sexo de forma harmoniosa como sempre existiu.

Mas ai vem a pergunta, e o preconceito? A este temos que aprender a RESPEITAR, pois infelizmente até os animais o tem. Quantos de nós conhecemos animais domésticos, que não gostam de pessoas que nem mesmo tenham visto? Quantos animais dóceis com a maioria, de repente ataca uma pessoa que nunca lhe fez mal? Ou seja, eliminar o preconceito é algo impossível. Existindo então a necessidade de aprendermos a conviver, como se uma “doença” tivéssemos, onde temos que ou nos entregar ou buscar conviver com ela e vivermos em paz.

Portanto a VIDA permite-nos APRENDIZADO diário e eterno, viveremos mais de 1 século ainda aprendendo, a AMAR e a RESPEITAR o contraditório, o diferente, o Homem, o Animal, o Tempo, a Natureza, a Ciência, a Literatura, a Agua, o Ar, o Som, o Silêncio o Mundo e ainda morreremos sem saber tudo. Portanto, Humildade para com todos e ouvir a quem tem algo para dizer, só nos faz bem.

Ruiter Franco – 02/01/2019


Comentários