Transposição do Velho Chico 2007 a 2020 - Da era Lula a Bolsonaro

Em 2007, fui firmemente contra esta obra, por diversos motivos. Alguns deles:
- Grande assoreamento dos afluentes bem como do próprio Rio São Francisco;
- Extinção das matas ciliares dos mesmos.
     

Há mais de 30 anos antes de 2007, assistíamos o crescimento desordenado no uso das águas do velho Chico e seus afluentes. Porém nada era e continua sem ser feito, em favor da preservação das nascentes que a séculos alimentam este riquíssimo manancial hídrico 100% Nacional.

Continuo a reclamar da ausência dos poderes Constituídos, por não tomarem medidas cabíveis, necessárias e urgentes, pois tais rios, não são apenas mananciais hidráulicos, mas sim mananciais de VIDA, pois centenas de famílias, viviam da pesca para sua sobrevivência, hoje não temos mais Surubins de 30 kg a 110 kg, como cheguei a conhecer, pescados a linha no abençoado Velho Chico e alguns de seus riquíssimos mananciais de Lagoas alimentadas pelo próprio e demais rios de sua bacia.

Errei, em ser contra em 2007? Em parte sim, em outra não.

Porquê errei? Porquê hoje mesmo com todo atraso e elevadíssimo custo, suas águas, estão a servir milhares de famílias em diversos estados e cidades nordestinos, além de estar viabilizando o plantio de diversos alimentos.

Porquê não? Por quê, o elevadíssimo custo da obra poderia ter sido diluído em favor do fortalecimento das bases de sustentação de toda bacia hidrográfica.
 

 


Hoje assistimos a conclusão pro principal objetivo desta transposição acontecer. Talvez, tenha acontecido agora, única e exclusivamente em virtude do objetivo do atual Presidente da República, ter como objetivo concluir obras importantes paralisadas e com grande desperdício de recursos públicos. Assim esta obra chega para satisfazer aos anseios de um povo sofrido e tristemente abandonado, por interesses outros de grupos politiqueiros que verdadeiramente não tinham interesses em fazer o bem a uma população carente e super necessitada.
 

 

Peço e Agradeço hoje ao PAI CELESTIAL, permita-nos a honra de suas bênçãos, para que obras de tamanha importância sejam iniciadas (como a necessária revitalização do Rio São Francisco e seus afluentes), bem como sejam complementadas como esta o foi agora.

O Brasil clama por seu Desenvolvimento e Crescimento, ordenado e democrático de fato. Não está falsa democracia, ditada pela esquerda maléfica, que tanto prejuízo já trouxe ao nosso País

Sejamos BRASILIANOS de fato, com Honra e Orgulho, com Respeito, Responsabilidade e Dignidade.

Ruiter Franco
28/06/2020


Comentários