Brasil – História politica recente - Entendimento/Interpretação

  

Abaixo alguns dados que considero de grande relevância a um maior entendimento, reflexão e pontos de partida para estudos significativos a um melhor entendimento sobre a politica (que prefiro chamar de politicagem) ao qual assistimos desde a virada do século XX ao XXI.

PARTE I

Já antes da Segunda Guerra Mundial, o Brasil já iniciava seus passos rumo a uma nação Socialista, onde com objetivos muito bem definidos o líder politico maior da época, Getúlio Vargas, se permitia a manipular a todo o universo politico, enviando tropas contra a Alemanha, após pressão dos EUA, que possibilitou recursos para a construção da Cia Siderúrgica Nacional CSN.

Neste esmo período ele, Getúlio,  manipulou de tal forma a politica, que permaneceu no poder ente 03/01/1930 e 29/10/1945, tendo neste período promovido 2 novas Constituições (em 1934 e 1937. Estabelecendo então sua permanência na Presidência da República.

Em 1946  no governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, buscou recuperar o perfil democrático da Constituição de 1934.

Em 24/01/1967, o Brasil sob a administração do Exército no comando do General Castelo Branco. Inicia ai um grande momento de real construção e estruturação da Nação Brasileira.

O período de 1967 a 1979 foi marcado por construções faraônicas, obras que ainda hoje têm importância estratégica são inegáveis os avanços da infraestrutura que criaram a partir do nada.

Ø  Tais como a ponte Rio – Niterói;

Ø  As Hidrelétricas de Itaipu, Tucuruí, Ilha Solteira e Jupiá .

Ø  As Usinas nucleares de Angra 1, 2 e 3;

Ø  O Projeto Grande Carajás;

Ø  Implantação das redes de metrô nas grandes capitais;

Ø  Ampliação da malha rodoviária asfaltada de 3 mil para 45 mil quilômetros;

Ø  Abertura da Transamazônica  e da Transpantaneira.

Segunda Grande Guerra – 1/9/1939 a 2/9/1945

Mandatos de Getúlio Vargas

–  3/1/1930 a 20/07/1934

– 20/07/1934 a 10/11/1937 (Constituição de 1934)

– 10/11/37 a 29/10/1945(Estado Novo)

Cartas Constitucionais a partir de então

3ª - Constituição de 1934 (Segunda República)

4ª - Constituição de 1937 (Estado Novo) ...

5ª - Constituição de 1946. ...

6ª - Constituição de 1967 (Regime Militar) ...

7ª - Constituição de 1988 (Constituição Cidadã)

PARTE II

Chegamos ao século XXI, uma nova era, uma grande expectativa, principalmente de crescimento econômico e melhoria na qualidade de vida de TODOS.
Vindos de um período conturbado, com perda constante na qualidade dos sistemas educacional, de saúde, de desenvolvimento econômico.

Todos acreditavam que era chegado o grande momento, pois as riquezas existentes, a força de trabalho e o acompanhamento do que acontecia “lá fora”, permitia-nos sonhar alto.

Mas desconhecíamos as “poeiras e sujeiras” que foram escondidas embaixo do tapete politico.

Foro de São Paulo, organizado e acordado entre os partidos comuns nas trincheiras de tudo que já era contra a população e o estado. 2 dos maiores partidos políticos, identificados junto -à manipulação desenvolvida por ambos, como um “Neoliberal” e um “democrático de Esquerda”.

Tais partidos acordaram, se revezariam no poder, simulando assim uma nação realmente democrática, como as grandes potências desejavam, facilitando então o “desenvolvimento” econômico e produtivo. Tal acordo teve seu inicio a ser aprovada no Congresso, a reeleição do Presidente da República. Reelegendo em seguida o Presidente FHC.

Que fez cumprir o trato, passando a faixa presidencial ao seu então “adversário” (apenas para “inglês”, ver). Assume então o Presidente Lula.

Toda a Nação se surpreendeu, pois o “inimigo” chegou, mantendo todo o projeto politico econômico, então desenhado 10 anos antes, no Governo Itamar Franco, pelo então Ministro FHC, que viria em seguida ser o Presidente.

Com isso, o PT ganhou aplausos, confiança e respeito de toda a Nação. Tal foi ampliada, quando então o Presidente, opta por unir as ações sociais patriarcais em uma única Bolsa, a que da o nome de “Bolsa Família”.

Pronto o carro chefe estava arrumado.

PARTE III – Século XXI

8 anos e mandato, hora de devolver o mandato ao “adversário”, que durante 8 anos, foi o adversário, opositor perfeito. Contribuiu para o crescimento e excelência no desvio de recursos públicos como nunca se viu no mundo.

Porém o PT e o PSDB e DEM se esqueceram de combinar com o “juiz”, e ai, o PT não transferiu o poder. Optou por enfrentar e eleger e reeleger seu partido, concedendo ao “adversários” poderes de manipulação e desvios, ampliando de forma absurda a corrupção sempre existente, mas nunca em padrão tão elevado.

O que faz o PSDB? Articula comum Juiz Federal uma ação Nacional de combate à corrupção. A Nação vibra, aplaudem e, como gado passa a idolatrar mais um ser humano. Passa então o Povo Brasileiro a ficar dividido. Sim, uns defendendo o homem de 9 dedos, outros apoiando o Juiz que condenava empresários e políticos envolvidos principalmente com o PT.

Conseguem então no segundo ano de reeleita, conseguem derrubar a presidente. Na certeza de que conseguiriam eleger um seu candidato.

Enquanto isso, a passo de tartaruga, entra um deputado federal na busca de legenda para e candidatar. Gritando, falando o que todo Brasileiro se orgulha ou sonha fazer, pensar e falar.

Os 2 partidos, não dão valor, pois é um azarão que esta tentando entrar no páreo.

Este azarão, também o acredita ser, mesmo e apesar de não dar o braço a torcer. Sem recursos para campanha, sem partido, sem apoio politico, como concorrer com chances de ganhar?

Como o “azarão” não tinha chance, deixaram-no seguir, afinal que chance teria um azarão de ganhar para Presidente da República, em uma nação, onde TODOS os setores públicos (com infiltração em todos os níveis de influencia) e muitos setores privados tinham interesse na manutenção do poder nas mãos do PSDB ou o PT?

Esqueceu-se de “manipular as urnas” para não permitir nenhuma chance de vitória ao azarão. Resultado? O azarão ganhou.

Já logo após a vitória, o Brasil descobriu, que até então esteve desde 1985, apoiando e votando errado, pois o Novo Presidente, já nos primeiros passos, cortou muito do que já havia prometido cortar, reduzindo de forma absurda o descontrole até então existente no sistema corrupto que existia até então.

Hoje vemos Executivo, legislativo e mais ainda o judiciário nos três níveis, Municipal, Estadual e Federal, alimentando a uma imprensa corrupta a contribuir para desestruturar e derrubar o Presidente Jair Messias Bolsonaro. Chegando ao cumulo do que infelizmente é natural quando se fala em politicagem, dos 2 então adversários PT e PSDB se unirem contra o Presidente.

Enquanto isso, a população amplia seu poder de apoio ao Presidente JMB.

Porém, infelizmente, em virtude da força ainda existente nos poderes constituídos em apoio aos partidos hoje unidos em favor do retorno os desvios e interesses outros, um novo ser começa a ser idolatrado, pois o segundo a receber tal benesse (idolatria), “caiu do cavalo”.

Tal situação coloca o nosso Brasil em situação de grande perigo, pois o choque entre estes que idolatram seres humanos, perdem a razão e com isso, surge a possibilidade de confronto civil, o que a ver, só trará problemas, mortes e desestruturação econômica e logica. Podendo, facilitar a entrada de outras nações com ENORMES interesses em nossas riquezas naturais, minerais, fabril e agropecuária.

Identifico então, URGÊNCIA em identificarmos um grupo de verdadeiros BRASILIANOS com capacidade, força e interesse em defender o Brasil de um todos, ainda que com armas na mão, buscando concentrar suas ações através do atendimento à População e não a interesses financeiros de exploração simples e mortal.

Necessitamos de muita consciência Patriótica, para enfrentarmos o problema politico, econômico e endêmico que esta a destruir nosso Brasil. Necessitamos que vaidades e interesses pessoais, sejam relegados. O Brasil Clama por Ação de valorização ao Respeito, à vida, à esperança e à PAZ.

Temos as Igrejas Cristãs (Católicos e Protestantes),;

Temos as Organizações  de interesse público e coletivo, Lions, Rotary, Maçonaria;

Temos ainda entidades de classe com força e poder;

Necessitamos unir todas estas entidades, em favor de uma ação maior e única, para encontrar o melhor caminho a ser percorrido em curto espaço de tempo, em favor do Fortalecimento, da paz e do Futuro do Brasil.

Eu creio possível, pois DEUS é Brasileiro. ELE está a nos mostrar e a abençoar o caminho a que devemos seguir.

Dobremos nossos joelhos e clamemos a ELE, que nos permita LUZ e Forças a que este caminho seja mostrado a todos que possam se unir e fazer o que o Brasil necessita.

 

Ruiter Franco – 27/03/2021

Comentários