Política x Politicagem

 

Tema gerador de conflitos existentes em cidades de médio e pequeno porte, quando estamos nos anos pares. Ou seja, nos anos de eleições.

Infelizmente a cultura impregnada em nossa população é a de “dependência” de “autoridade”, seja do poder executivo, seja do legislativo.

Nossa “cultura”, põe em cheque, todo aquele que se apresenta defensor de políticos profissionais, ou mesmo quando sente interesse em “depender” destes para sua “sobrevivência”. Ou seja, subjuga sua capacidade produtiva ao se colocar a mercê de um emprego ou mesmo subemprego e ainda pior quando se sujeita a “pequenos favores”, em troca de “dedicação” exclusiva.

A situação fica ainda mais caótica, quando o comerciante/empresário, deixa de expor seu entendimento, seu desejo, sua expectativa de melhorias coletivas, em causa de favoritismo como fornecedor de órgãos públicos, onde infelizmente reina o “malabarismo legal” para tais “confortos”.

Em virtude destes lamentáveis posicionamentos, muito do que poderia vir a ser benefício Social e Econômico à Municípios, são deixados de lado, pois o extremo do interesse pessoal e a vaidade de “ser amigo do Rei” tem maior valor.

Acredito que na Plena e Absoluta Liberdade de ação individual, temos condições de ampliarmos nossos patrimônio, contribuindo para que todos ao redor, tenham a mesma oportunidade. Para isso, necessitamos acima de tudo de nos Respeitarmos, como Homens, como Profissionais e acima de tudo como Cidadão cumpridor de seus deveres, o que lhe dá condições de impor o cumprimento de seus direitos, transformados em deveres, daqueles aos quais elegemos a nos representar.

Estes eleitos por sua vez, necessitam respeitar a seus eleitores, não só desenvolvendo o que acham ser importante, mas ouvindo aos que o elegeram, viabilizando assim o atendimento ao anseio de toda uma população. Até porque ele foi eleito por parte desta população, mas seu dever é para com todos.

Assim creio que o Político que existe em cada um de nós, necessita praticar a liberdade de pensamento e de ação de interesse coletivo. O que lhe possibilitará Respeito e Dignidade como tal. Em não agindo desta forma, estará fazendo Politicagem como um grande politiqueiro, com interesses mesquinhos e egoístico.

Necessitamos acordar. Necessitamos despertar desta “dependência” politiqueira. Partindo para valorização de uma Política Séria e Responsável em sua totalidade. Pois apenas através deste nível de compreensão e atitude, conseguiremos fazer de nossa Cidade, Estado e Nação uma Fortaleza instransponível aos aproveitadores.

Confie em você, saiba usar a melhor arma que possuímos, nosso Titulo Eleitor, elegendo aquele que lhe respeita verdadeiramente, não no ano eleitoral, mas em todo seu mandato. Sem te bajular, sem ser simpático em sua presença. Mas que Trabalhe em favor do que de fato é de sua responsabilidade.

Tenhamos consciência da dimensão de nossa Responsabilidade Individual e Coletiva.

Ruiter Franco – 10/04/2022


Comentários